As crianças vão ser vacinadas contra a covid-19?

As crianças vão ser vacinadas contra a covid-19?

Para controlar a pandemia, é preciso vacinar o maior número de pessoas possível. E os mais pequenos também, porque, embora fiquem menos doentes do que os adultos, transmitem igualmente o vírus. Os testes com bebés e miúdos até aos 12 anos já começaram e é provável que, em 2022, todos possam levar a “pica” contra a covid-19.

Desde o início da pandemia pouco se tem falado sobre a vacinação das crianças contra a covid-19. A ciência deu prioridade aos mais velhos porque correm mais riscos de ficarem gravemente doentes, ou de morrerem, se apanharem o vírus. Por essa razão é que, em primeiro lugar, estão a ser vacinadas as pessoas com mais de 80 anos e as que têm mais de 50 anos e algumas doenças de risco.

Mas há muitos especialistas a defender que só quando as crianças forem vacinadas é que se conseguirá travar a pandemia no Mundo. Porque embora fiquem muito menos doentes, os mais pequenos transmitem a doença aos pais e aos avós.

 

Então, as crianças vão mesmo ter de tomar a vacina contra a covid-19?

A resposta é sim, mas ainda não se sabe exatamente quando. As empresas farmacêuticas que desenvolveram as vacinas dos adultos já estão a fazer testes para terem a certeza que são seguras em crianças. E querem também perceber quais são as doses que os mais pequenos devem tomar, tendo em conta a idade mas também o peso.

Atualmente, a vacina da Pfizer pode ser dada a jovens a partir dos 16 anos e a da Moderna e da Johnson & Johnson a partir dos 18. Todas estas empresas já começaram a testar as vacinas a partir dos 12 anos. A Pfizer e a Moderna já concluíram os estudos e esperam poder anunciar os resultados até ao verão.

Mas os investigadores querem ir ainda mais longe e experimentar as vacinas nos mais pequeninos. Esta semana, a Moderna anunciou que começou a testar a sua vacina em crianças entre os seis meses e os 11 anos. E a AstraZeneca está a estudar como se comporta a vacina em crianças a partir dos seis.

Quando foi questionado sobre o assunto, Anthony Fauci, que é um dos imunologistas mais conhecidos do Mundo, disse que muito provavelmente as crianças com menos de 12 anos poderão começar a ser vacinadas a partir de 2022.

 

Mas, afinal, para que servem as vacinas?

As vacinas servem para ensinar o sistema imunológico (as nossas defesas) a combater os vírus ou bactérias. As que já foram aprovadas para a covid-19 seguem tecnologias diferentes, mas o objetivo é o mesmo: dar ao sistema imunológico a informação de que precisa para detetar o vírus quando ele entrar no corpo e estar preparado para o destruir, antes que cause danos ou provoque a doença.

 

Texto: Inês Schreck
Ilustração: Bárbara R.