A falta de exercício físico é, nos dias de hoje, um dos maiores problemas de saúde pública. Sabias que a inatividade física é responsável pelo aparecimento de muitas doenças crónicas e degenerativas?
André Seabra, professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Diretor da Portugal Football School, da Federação Portuguesa de Futebol, esteve à conversa com o TAG e confirmou que “no mundo, mais de 80% das crianças e adolescentes revelam estilos de vida que se consideram pouco ativos”. O professor explicou também por que deves fazer desporto, apontando vantagens para começar a inseri-lo no teu dia-a-dia.
Mais atenção, melhores resultados escolares
Praticar exercício físico pode melhorar os níveis de concentração, atenção e memória, o que pode beneficiar, e muito, as tuas notas na escola, bem como diminuir maus comportamentos na sala de aula.
Diminui o risco de obesidade
Além de ser bastante divertido e de proporcionar bons momentos com os teus amigos, o desporto, juntamente com uma boa alimentação, permite-te fintar a obesidade e o excesso de peso.
Evita muitas doenças
A diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e alguns tipos de cancro são algumas das muitas doenças que o desporto ajuda a retardar, tornando a tua vida muito mais saudável.
Dormir melhor
A prática de exercício físico alivia-te o stress e o cansaço, o que te possibilita um melhor descanso durante a noite. Passarás a ter um espírito mais otimista e muito maior entusiasmo para fazer as tuas atividades e tarefas diárias.
Previne o aparecimento da osteoporose
A osteoporose é uma doença que provoca a diminuição da absorção de cálcio e a perda de massa óssea. Com a prática de exercício físico, podes não só estimular a formação de massa óssea, como também evitar este problema que, apesar de ter origem nos primeiros anos de vida, complicam-se mais na vida adulta.
Ajuda-te a socializar
Escolheres praticar um desporto coletivo ajuda-te a socializar com os teus amigos, a respeitar as regras e a reagir melhor a várias situações. Caso, por exemplo, percas um jogo, o desporto ensina-te a lidar com a tristeza e a frustração da derrota. Caso ganhes alguma competição, melhora a tua autoestima por conseguires uma vitória tão boa para ti e para a tua equipa.
André Seabra referiu ao TAG que, devido aos muitos benefícios do desporto, convém “promover a atividade física desde as idades mais baixas”. E disse porquê.
“É fundamental que se ajudem as crianças e os adolescentes a encontrar uma atividade desportiva que seja para elas a preferencial e que lhes proporcione experiências positivas e variadas, divertimento e muito sucesso. É igualmente importante que nessas atividades se envolvam os amigos e os pais pois são elementos decisivos na modelação de comportamentos e no encorajamento”, argumentou o professor.
O futebol é o desporto mais popular e preferido por todas as idades. Mas há inúmeras modalidades que podes praticar e com as quais te podes divertir e, importante, ter uma vida mais saudável. Vamos jogar?
Sofia Esteves Teixeira