Crescemos a ouvir os nossos pais dizerem que o leite faz bem. Mas, agora, também há quem nos diga o contrário. Sabias que, em 2013, cada português consumiu 80,2 quilos de leite e no ano passado esse número passou a 72,4 quilos? Porque será que passamos a beber menos leite?
O leite tem cálcio para os ossos
Entre os alimentos naturais, o leite é o que tem mais cálcio, que é um mineral importante para a formação dos nossos ossos até aos 30 anos. A partir daí, o cálcio ajuda a prevenir o desgaste desses mesmos ossos. Além disso, o teu corpo absorve todo o cálcio do leite, não desperdiça nada, porque o açúcar e o fósforo que o leite tem ajudam o teu organismo a absorvê-lo.
Tem muitas proteínas e vitaminas
Há estudos que indicam que o leite é dos alimentos mais completos, porque tem quase todos os nutrientes. O leite tem proteínas, vitamina D, também tem vitamina A, que é boa para o teu crescimento, e vitaminas B1 e B2. A vitamina B1 ajuda-te a ter energia e a B2 a teres um bom metabolismo.
Não engorda e é barato
Sabias que o leite não só não engorda como pode ajudar a perder peso? Isto se optarmos pelo leite magro ou meio-gordo. Além disso, o leite de vaca é mais barato do que outras bebidas parecidas, como a bebida de soja, de amêndoa, coco ou aveia. Para quem é intolerante à lactose, ou seja, alérgico ao açúcar do leite, também existem leites sem lactose nos supermercados.
Beber leite em adulto pode ser mau
Sabias que os humanos são os únicos mamíferos que bebem leite em adulto? O que acontece aos outros mamíferos é: nascem, são amamentados pelas mães em bebés e depois não voltam a beber leite. Por isso, beber leite pode ter benefícios enquanto somos pequenos, para o nosso crescimento, mas quando somos adultos o leite de vaca é desnecessário e até pode ser mau, porque é de difícil digestão.
Dores de barriga e alergias
Uma campanha de publicidade feita por quem produz o leite convenceu-nos, há muitos anos, de que é preciso beber leite para ter ossos fortes. Mas alguns estudos dizem que o leite até pode fazer mal à saúde: pode provocar dores de barriga ou alergias. Um estudo da Universidade de Harvard até associou o leite ao cancro da próstata, e por isso aconselhou a reduzir a quantidade que bebemos. Bastam três canecas por dia.
Sem leite não ficamos sem cálcio
O leite não é o único alimento que tem cálcio. Também podemos encontrar cálcio nos produtos hortícolas, sardinha em lata, amêndoa ou soja. Além disso, o leite é pobre em ferro e ácido fólico. Se conseguirmos comer alimentos com cálcio e outros nutrientes que o leite tem, não precisamos do leite.